Kung Fu Arte Nobre Garra de Águia Lily Lau Brasil

KUNG FU

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Aula On line <> VENHA TREINAR NA ARTE NOBRE DE KUNG FU GARRA DE ÁGUIA LILY LAU DO BRASIL-

sábado, março 05, 2016

Faixa Preta Arte Nobre da Escola Arte Nobre



Escola Arte Nobre de Kung Fu

Marcelo Schultz


Professor Iranildo Chalegre


Professora Helga Luzia


Régis Faria


Professor Fábio Lachi


Professor Valmir Lopes


Professor Ailton Alves


Marco Aurélio


Professor Delamar Pereira


Professor Caio Forte


Professor Marco Moura


Jardel Alves


Débora Rocha



Flávia Gervasoni

David Silva Lee




Eduardo Ribeiro

Flávia Ribeiro
José Rafael G. De Marchi





Postado por FRANCISCO NOBRE às sábado, março 05, 2016
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FRANCISCO NOBRE
São Paulo, SP, Brazil
Francisco Nobre é natural de Mineirolândia, Ceará. Chegou em São Paulo no final da década de oitenta, aos 18 anos de idade, tendo logo iniciado a prática do Kung Fu estilo Garra de Águia. Em poucos anos, tornou-se o instrutor-chefe da academia matriz do estilo no Brasil, tendo também ministrado aulas de Kung Fu na Escola de Comandantes do Barro Branco por 4 anos, na Escola de Educação Física da Polícia Militar por 6 anos, aulas de defesa pessoal na Academia Peck Deck, dentre outras academias. Atualmente, é responsável pela Escola Arte Nobre no bairro Santa Cecília, onde formou inúmeros representantes do estilo no Brasil. Foi o primeiro praticante em São Paulo a ser aceito pela Grã-Mestra Lily Lau (a maior autoridade mundial do estilo Garra de Águia) como representante oficial da sua linhagem. Seu reconhecimento como aluno direto (toudai, 徒弟) sob o nome Fat Yee (法義) foi formalizado através da tradicional cerimônia de baisi (拜师) em Hong Kong, no túmulo do ancestral do estilo, o respeitado Grão-Mestre Lau Fat Mang.
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HISTÓRIA DO MAIOR GUERREIRO DE KUNG FU


Kwan Kun (關羽) foi um personagem histórico que viveu na China durante o final da Dinastia Han (206 a.c – 220 d.c) e o início do período dos Três Reinos (220-280 d.c). Ele era conhecido pela sua integridade e bravura. Foi um indivíduo respeitado por sua lealdade e justiça.
No final da Dinastia Han (
漢朝), o imperador havia sido reduzido a um governo nominal. Clãs poderosos e funcionários imperiais lutavam uns contra os outros pelo poder de governar por trás do trono. Enquanto isso, camponeses destituídos começaram uma série de revoltas que deu origem a um movimento conhecido como Rebelião do Lenço Amarelo (黃巾之亂/黃巾起義).
À medida que a desintegração política se intensificou, comandantes regionais já não estavam contentes em manipular o governo por trás do trono e aspiravam serem governantes de seus próprios impérios. No entanto outros permaneceram leais a Dinastia Han e procuraram restaurar o poder do Imperador Han.
Kwan Kun pertencia ao grupo que aspirava restaurar a dinastia Han e encontrou outras pessoas com os mesmo ideais; Liu Bei (
劉備) e Zhang Fei (張飛) que se tornaram seus irmãos jurados nos Jardins dos Pêssegos (桃園三結義) e comprometeram-se a trabalhar juntos para o renascimento da Dinastia Han. Quando os poderes regionais, sob a pessoa de Cao Cao (曹操) e Sun Quan(孫權) proclamaram-se Imperadores dos Reinos de Wei(曹魏) e Wu(東吳) respectivamente, Liu Bei declarou-se Imperador do Reino Shu (蜀國 ), muitas vezes referida como Shu-Han (蜀漢) com o objetivo de restaurar a Dinastia Han. Esses acontecimentos deram início ao Período dos Três Reinos (三國時代), um cenário político que durou 60 anos. Kwan Kun ficou conhecido por suas extraordinárias habilidades marciais , mas principalmente por sua lealdade a Liu Bei. Em toda sua vida Kwan Kun observou fielmente o juramento que fez a seus irmãos, sua retidão ganhou grande respeito pelos três reinos. Kwan Kun foi capturado pela forças de Sun Quan em Dangyang, província de Hubei, junto com seu filho Kwan Ping (關平) e Zhao Lei (趙累) em uma emboscada.
Após sua morte se tornou a personificação da lealdade, justiça, bravura e benevolência. A popularidade e o respeito que adquiriu são refletidos pelas honras póstumas atribuídas a ele por imperadores subsequentes. No século XVI, Kwan Kun Foi canonizado como Guerreiro Sagrado na China, um Santo protetor de todo o Mal, e adorado por muitas religiões da Ásia. Os Taoístas adoram Kwan Kun como um Deus da Guerra, da Literatura e da Riqueza. Os Budistas chineses o consideram como Sangharama Bodhisattva (
伽藍菩薩).

Kwan Kun é frequentemente retratado em pinturas, esculturas e muitas formas de arte. Quando ele é representado como seus irmãos jurados, Liu Bei como irmão mais velho está sentado no centro com Kwan Kun e Zhan Fei ao seu lado. Se Kwan Kun é a figura central seu filho Kwan Ping é retratado a sua esquerda portando o Selo Real e seu assistente e escudeiro Zhou Cang (周倉) a sua direita guardado o Kwan Do (關刀) a famosa Lâmina Crescente do Dragão Verde (青龍偃月刀), a arma sagrada de Kwan Kun. Ele também é representado sozinho em pé com seu sabre ou sentado, muitas vezes retratado lendo um livro.

Kwan Ping foi um General Militar que serviu sob o comando de Liu Bei. Ele era filho adotivo de Kwan Kun. Desde de pequeno sob influência do pai biológico Kwan Ding Yu, Kwan Ping estudou estratégia militar e artes marciais. Um ano após aceitar Zhou Cang como assistente Kwan chegou á Xie para fazer um breve descanso antes de prosseguir viagem para encontrar uma área de refúgio para a Esposa de Liu Bei. Kwan Ding Yu ofereceu-lhe refúgio em sua residência onde conheceu Kwan Ping e ficou impressionado com suas habilidades e passou a ensiná-lo. Anos mais tarde Kwan Ding Yu pede a Kwan Kun que aceite Kwan Ping como seu filho adotivo e o leve para lutar ao seu lado. Em princípio Kwan Kun reluta em ceder ao pedido, mas ao perceber a sinceridade e lealdade de Kwan Ping aceita o pedido de seu pai. Kwan Ping participou juntamente com Kwan Kun na Batalha de Fancjheng obtendo dezenas de vitórias. Mais tarde quando se juntava ao seu pai adotivo da província foi capturado e morto juntamente com Kwan Kun ao tentar romper o cerco em Maincheng, Sung Quan tenta persuadí-los a se render, mas eles se recusam e lutam até a morte.

Zhou Cang foi um forte guerreiro que possuía um rosto escuro e uma barba espessa e trançada. Zhou foi preso na Rebelião do Lenço Amarelo e se juntou ao rebeldes. Foi nessa época que conheceu Kwan Kun e se impressionou com sua coragem e sentido de honra. No entanto, após a rebelião ser esmagada pelas forças da Dinastia Han, Zhou se tornou um renegado habitando o Monte Woniu com outro ex-rebelde e tornou-se famoso como um guerreiro de grande força e habilidade. Após encontrar-se com Kwan Kun novamente em uma estrada da montanha, Zhou jurou lealdade a Kuan Kun. Como barqueiro habilidoso seus talentos foram fundamentais para ajudar Kwan Kun na Batalha de Fancheng e na captura de Pang De durante a inundação do castelo. Zhou Cang cometeu suicídio após saber que Kwan Kun e Kwan Ping haviam sido capturados e executados pelas forças de Sun Quan. Após Kwan Kun ter sido canonizado como divindade, Zhou Cang passou a fazer parte da tríade sagrada, juntamente com seu filho adotivo Kwan Ping.

Tornou-se o santo protetor das academias de Kung Fu, Seu sobrenome era Kwan e seu nome Wan Cheen. Kun, na China significa “muito respeito”. ”Após Rei”.

Esta palavra era de categoria mais alta em termo de classe. Daí o nome Kwan Kun, em Cantonês.
Tiy Koh Siy Doi é a época a qual nos referimos significa “período dos reinos combatentes”.
A lenda conta que Kwan Kun veio ao mundo como um Santo. Sua Mãe, certa vez sonhou que algo parecido com um sol entrou em sua barriga e a partir daí, sentiu-se grávida. Ao nascer, Kwan Kun chegou dentro de um ovo vermelho como sangue. Seu pai pertencia ao exercito com um alto escalão. Ao ver o ovo ficou enfurecido. Achava que aquilo não poderia ser gente, que não era a coisa certa, que talvez fosse até um animal... Sem pensar usou uma faca para matar o ovo, como todo ovo, deveria ser chocado antes de Kwan Kun Nascer. Entretanto, como ainda não era tempo certo para ele sair e seu pai cortara o ovo, o menino nasceu comum: o seu corpo era normal com qualquer criança, o seu rosto era vermelho como sangue, completamente vermelho.

Já adulto, conta-se, que sempre foi uma pessoa correta, que não admitia maus procedimentos. Nunca praticou más ações, porem chegava a ser bruto para reprimir pessoas ruins. Atingiu o cargo de general do exercito e era excelente lutador. Nunca perdeu uma batalha.
Sua Arma, Criada por Ele Mesmo. E sua especialidade era o Kwan Tou. A original pesava mais ou menos cinqüenta quilos.
Corajoso e de espírito puro, gostava de disciplina e era muito inteligente. Por tudo isso, os lutadores chineses em geral acreditam que ele proteja as academias e todos aqueles que lhe dedicam o respeito que merece.
Contudo, na China, não são apenas os lutadores que convidam o espírito de Kwan Kun para protegê-los: é comum ver um quadro em estabelecimentos comerciais, delegacias, pastelarias etc. inclusive no Brasil, muitos chineses comerciantes mantêm esta tradição. Sendo um Santo oriental a ele são dedicadas festas, incensos, oferenda de alimentos,

presentes enfim tudo conforme manda a tradição.
Quando seu espírito é invocado, acende-se uma Luisinha vermelha, que significa que o Santo esta Presente.
A qual não se apagará mais. Acredita-se que caso a luz se apague, o espírito irá embora. O fato de a luz ser vermelha é uma homenagem à cor de seu rosto, e é considerado como o “espírito do Sol” (o próprio Kwan Kun).
Conta à lenda que este Santo morreu de velhice.
E após a sua morte, aparecia constantemente aos seus soldados. Daí a ser considerado como o protetor dos lutadores. Em uma de suas aparições Kwan Kun disse;
“Disciplina coragem e espírito limpo são essenciais ao verdadeiro Homem”.




關公神威

Lily Lau Eagle Claw Cup - Brazil

HISTÓRIA DO ESTILO GARRA DE ÁGUIA


O Kung Fu Garra de Águia foi criado durante a dinastia Sung, aproximadamente 1103 d.C., porém só ficou conhecido popularmente na dinastia Ming. Um grande general chamado Yue Fei Foi (ÓFei) incumbido da árdua tarefa de defender o povo dos poderosos guerreiros mongóis decididos a conquistar a China. General Yue Fei dotou e treinou seu Exército com as 108 técnicas de Chin-Na, que ajudou a reprimir a invasão dos mongóis. Com suas vitorias, Yue Fei ganhou uma considerável reputação no inicio da historia da China, equivalente a de George Washington da América. O sistema Garra de Águia então era chamado de Ying Kune, ou seja, Punho da Águia e era primeiramente um sistema de técnicas de mão que incorporava agarramentos, golpes de pontos de pressão, rasteiras e quedas. Mais tarde, por volta de 1360 d.C., um monge chamado Lai Chin ficou tão impressionado com as técnicas Ying Kune de Yue Fei que ele o combinou com um sistema do norte com chutes e saltos chamado Fan Tzi. O Garra de Águia tronou-se um sistema completo de Kung Fu, tanto em técnicas de mãos quanto de pernas. Hoje os dois estilos são inseparáveis e o sistema Fan Tzi tornou-se extinto, mas não deixou de influenciar muitos outros estilos de Kung Fu do norte durante sua época. Recentemente, destacaram-se outros mestres de Garra de Águia: Chan Tzi Ching, um lutador imbatível durante sua época que ajudou a estabelecer a Associação Chin Woo de Xangai, a qual promoveu os benefícios de treinamento de Kung Fu no inicio da década de 1920 e Lau Fat Mang, o último Grão Mestre de Garra de Águia que devido suas habilidades de combates altamente consideradas, foi comissionado como Coronel para instruir o Kung Fu para o Exército de 1933 a 1936. Também divulgou e promoveu com sucesso o Garra de Águia no sul da China e Hong Kong. Muitas destas realizações são devidas o estilo Garra de Águia, um sistema de Kung Fu bem equilibrado e compreensivo, proporcionando ao praticante desenvolver os aspectos físico, mental e espiritual, fixando objetivos e padrões desafiadores. Produzirá um nível de habilidade física e aguçado, estado mental de alerta que não pode ser encontrado em qualquer outro estilo de Kung Fu. As realizações e o crescimento pessoal experimentado instalarão uma confiança capaz de lidar com qualquer obstáculo na vida. Tais objetivos e padrões elevados são ensinados através do treinamento de Garra de Águia, mas nenhum é mais aparente do que sua filosofia de luta. O Garra de Águia se especializa na complexa arte de técnicas de chaves, mais popularmente conhecida como Chin-Na, pronuncia em mandarim. O desenvolvimento histórico do Garra de Águia e sua genealogia pode ser entendido da seguinte forma: Um Monge chamado Lai Chun, que era famoso praticante do estilo Fan Tzi (acrobático) desenvolveu interesse em aprender as técnicas do Garra de Águia, por ser muito úteis e eficientes, então ele dedicou uma grande parte de sua vida treinando e combinando as técnicas do Fan Tzi e do estilo Garra de Águia, surgindo um novo e único sistema de Kung Fu, o YING JAO FAN TZI (Garra de Águia Acrobático). Estas técnicas estão foram passadas para um Monge chamado Tao Chaig que passou as técnicas para outro Monge, Fat Sing. Muitas pessoas não conheciam o estilo Garra de Águia, pois até essa geração esse estilo de Kung Fu só era ensinado para Monges Budistas. No final da dinastia Ching, Lau Si Chun de Huibei herdou estás técnicas do Monge Fat Sing. Lau Si Chun treinou durante 30 anos detalhadamente as técnicas e se tornou famoso em Pequin por causa do seu conhecimento e habilidade no estilo tradicional YING JIAO FAN TSI MOON, (Shaolin Garra de Águia Acrobático) e também se especializou nas técnicas de bastão longo (Dai Gong Gee). Lau Si Chun ficou muito famoso por seu notável desempenho nas antigas competições de Kung Fu. Algum ano mais tarde passou todas suas técnicas para seu sobrinho Lau Sing Yau, este por sua vez passou o conhecimento para seu terceiro filho Lau Kay Man e seu sobrinho Chan Tsi Cheng. Lau Kai Man passou o estilo Garra de Águia a seu sobrinho Lau Fat Mang, 7ª Geração de Mestres do estilo Garra de Águia. Chan Tsi Cheng sucedeu no aprendizado todas as técnicas do estilo. Pela sua admiração a Associação Chin Woo, que foi fundada por Huo Yuen Ja, Chan Tsi Cheng foi para Xangai com Lau Fat Mang para divulgar todo seu conhecimento do estilo Garra de Águia na Associação Chin Woo. Na Associação Chin Woo cada aluno cada aluno aprende dez formas básicas:
TAM TOI
KUNG LEK KUNE
DA GIN KQEN
SAHP GEE KQEN
TCHU TCHIN KUNE
UNG FU CHON
QUAN YEUNG QUAN
TOY TCHA TOA KUNE
PA KUA TOU
TII KUNE
Após aprender as dez formas básicas, os alunos poderiam escolher um dos cinco estilos ensinados na Associação, onde Lau Fat Mang era o instrutor assistente de Chan Tsi Cheng, do etilo Garra de Águia. General Yue Fei (Ngok Fei) Yue Fei, um dos maiores guerreiros da China, cujo feitos lendários tem inspirado entusiastas de Kung Fu por gerações, principalmente os praticantes de Garra de Águia e os seguidores do Yueiiaquan (Boxe do Clã Yue) em homenagem ao seu fundador. Como Rei Arthur, as aventuras lendárias de Yue Fei foram baseadas numa figura real e histórica. Ele foi um líder militar durante a queda da Dinastia Song do Norte (960 a 1126 d.C.), e todos os chineses estão familiarizados com seus atos heróicos, relatados no romance do século XVII chamado Shouyuechuanzhuan (Biografia de Yue) bem como na Ópera de Pequim Shiertaojinpai (doze vezes disco de ouro). Yue Fei nasceu no contato de Tangyin, no Norte da província de Henan, em 1103 d.C. Seu nascimento foi promissor, pois seu pai Yue Huo, tinha 50 anos de idade e sua mãe tinha 40. Eles o chamaram de Fei, o que significa “voar”, com segundo nome de Pengiu, a qual se refere a uma lendária e gigante ave de rapina. Logo após seu nascimento, um místico da montanha, Hua, que passava pela vila ouviu o choro muito forte de Yue Fei e foi ver porque aquela criança que havia acabado de nascer chorava tanto. Quanto ele olhou para Yue Fei previu uma imagem ruim que não sabia explicar, então advertiu a Yue Huo que se a criança não parasse de chorar, que tanto a mãe quanto a criança deveriam sentar em um tonel gigante de madeira protegido secretamente por uma mágica Gliyphs. Quando eles entenderam seu aviso, uma grande enchente destruiu o vilarejo de Yue, matando seu pai Yue Huo, Yue Fei e sua mãe flutuaram para muito longe dentro do tonel, escoltado por uma revoada de águias. Após a longa viagem dentro do tonel eles foram parar em um vilarejo as margens do rio abaixo, onde o habitante acolheu-os tornando Yue Fei e sua mãe como criados. Apesar de Yue Fei ter crescido na pobreza, sua mãe ensinou secretamente a ler e escrever. Eles não podiam gastar com pincel ou papel então ele praticava com uma vara na terra. Quando criança, ele geralmente lutava com outras crianças e sempre saia vitorioso. Seu equilíbrio atraiu a atenção do sábio guerreiro Zhou Tong de Shenxi, o qual adotou o jovem garoto. Ele o ensinou literatura e treino-o nas artes marciais, ensinando-o todas as 18 armas. Com apenas 16 anos, Yue Fei venceu uma competição de artes marciais. Ele rapidamente acertou 9 flechas em um alvo a 240 passos, uma admirável façanha que impressiono muito os juízes e competidores. Certa vez Zhou Tong levou Yue Fei para visitar um velho amigo Abade, Zhiming. Até então, o Abade era atormentado por uma enorme serpente que vivia em uma nascente sobrenatural. Ela tinha uma cabeça tão grande quanto à de um barril. Yue Fei acertou a serpente na cabeça com uma pedra. A serpente contra-atacou e Yue Fei esquivou-se agarrando sua cauda, que instantaneamente se transformou em uma lança de ouro com aproximadamente 5 e meio de comprimento. O Abade disse que era uma arma divina e deu a Yue Fei um livro especial sobre artes marciais, incluindo a lança onde se tornou a principal arma do estilo Garra de Águia. Como a Espada Excalibur do Rei Arthur, aquela lança tornou-se a arma encantada de Yue Fei. Os limites da China confucionista, lealdade aos governantes e ao país eram muito importantes para serem respeitados. Porém surgem dilemas quando os governantes são corruptos, tais conflitos envolveram Yue Fei. A Dinastia Song fez história pelo aperfeiçoamento do processo de exame para recrutamento de oficiais do exercito, mas isso não eliminou as tentativas de fraudá-lo na sua vez. Durante um exame para a prestigiada ordem militar de Shuangyuan, Yue Fei foi desafiado pelo príncipe vilão de nome Liang. O Príncipe já tinha subornado todos os 4 oficiais exceto um, Lord Zhong. Zhong viu as habilidades de Yue Fei e conhecia as artimanhas do Príncipe, mas tinha que agir cuidadosamente devido aos outros oficiais comprados. Depois de Yue Fei ter vencido o Príncipe no arco e flecha e nos conhecimentos marciais, o Príncipe forçou-o a enfrentá-lo em batalha. Desde então o Príncipe Liang pertencia à alta hierarquia militar, deixado Yue Fei numa situação difícil. Se ele ferisse o Príncipe, certamente haveria vingança, se ele perdesse, o Príncipe o mataria. O Príncipe disse a Yue Fei que se ele fingisse derrota, seria generosamente recompensado, porém seria um desonra para Yue Fei. Yue Fei recusou, ele astutamente tinha encontrado uma saída, enfureceu o Príncipe Liang fazendo-o assinar um juramento onde constava que se o desafiante fosse morto haveria vingança. Apesar do juramento, os homens de Liang secretamente se preparavam para matar Yue Fei se o Príncipe fosse ferido.

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Durante a batalha, Yue Fei não fez nada alem de se defender. O príncipe Liang tirou vantagem e golpeou severamente com sua espada até que Yue Fei perdesse a paciência. Ele acertou o Príncipe que caiu do seu cavalo e o matou com sua lança. Foi tão rápido que os homens do Príncipe não tiveram tempo de reagir. Chocados, os oficiais subordinados ordenaram que Yue Fei fosse decapitado. Porém todos os outros que também haviam sido testados foram testemunhas da luta e ergueram-se em fúria. Yue Fei havia vencido com justiça. Lord Zhong rapidamente arranjou uma fuga para ele. Muito depois, a mãe de Yue Fei lhe daria uma lição de lealdade. Usando um pincel, tinha misturada com vinagre e um alfinete, ela tatuou as costas do seu filho com os caracteres Jing Zhong Bao Guo (lealdade essencial recompensa ao país).

景忠寶國
Esse dizer é famoso entre os chineses, invocando o patriotismo de Yue Fei, e é a chave do ideal confucionista para o país. O governo Song era contra os dois Clãs Nômades de Manchuria, os Khitai (de quem os ocidentais deduziram seu nome original para China, “Cathay”) e os Jin. Anteriormente, os Jin ajudaram os Song a derrotar os Khitai, mas eles inevitavelmente se uniram aos Song, tornando a capital do norte Kaifeng em 1127, preparando o cenário para a próxima Dinastia Song do Sul. Esse era objetivo da campanha militar de Yue Fei. Seu principal oponente era o 4º Príncipe dos Jin chamado (ironicamente) de Wushu. Wushu empunhava um machado com desenho de um pássaro dourado e apesar de eles se encontrarem em diversas batalhas ele sobreviveu a Yue Fei. Yue Fei foi morto pelo traiçoeiro Primeiro Ministro Qin Kuai e sua esposa. Qin Kuai foi pego atrás das fronteiras Jin e persuadindo a conspirar com o Príncipe Wushu. Ele manipulou Yue Fei para voltar da frente de batalha com os Doze Decretos de Ouro Imperiais. Apesar de Yue Fei saber que ele caminhava para uma armadilha ele obedeceu por causa da sua fidelidade com o imperador e do juramento tatuado nas suas costas pela sua mãe. Este episodio, é tema da Ópera de Pequin mencionado anteriormente. No seu caminho de volta uma criatura do rio tomou a lança divina de Yue Fei, assim como à senhora do lago tomou de volta a Excalibur do Rei Arthur. Qin Kuai torturou Yue Fei batendo nele com bastões, quebrando seus dedos com blocos de sândalo e arrancando sua pele com emplastos de cola de peixe. Ele foi enforcado em 1141 ao lado do seu filho mais velho Yue Yun, e do seu Filho adotivo, Zhang Hsien. Yue Fei tinha 39 anos segundo cálculos chineses. Wushu foi eventualmente morto por Niu Gao, um amigo de infância de Yue Fei, auxiliado por Zhong Liang, o neto do honesto de Lord Zhong e Kwan Ling, filho de Kwan Shing e um descendente do general Kwan Kun, o patrono das artes marciais. Como o General Kwan, Kwan Ling montava um magnífico cavalo chamado de Lebre Vermelha e empunhava um poderoso Dragão Verde de Lâmina de Lua Crescente, o Kwan Dao. Qin Kuai teve uma morte lenta e dolorosa. Quando ele finalmente tentou falar suas ultimas palavras, ele mordeu sua língua em pedaços e vomitou sangue. No local do tumulo de Yue Fei em Hangzhou, na província de Zhejiang, existe estatuas de Qin Kuai e sua esposa ajoelhados diante da cova de Yue Fei. Hoje, ainda é de costume para os visitantes cuspir ou até mesmo urinar nessas estatuas para honrar Yue Fei. Yue Fei foi condecorado após a suas morte pelos imperados Song do sul Xiaozong (1163-1190) e Ningzong (1195-1224). Hoje nós pegamos nosso próprio tributo para este grande guerreiro toda vez que nós recontamos suas aventuras ou recitamos as veneráveis técnicas de Kung Fu Garra de Águia ou YUEJIAQUA. Todo praticante de Kung Fu deve saber o profundo legado de Yue Fei. Mas além do mundo marcial, Yue Fei é admirado por todos os chineses pelo o que ele representa. Por obedecer ao decreto Imperial e sua mãe, sabendo que ele encararia a tortura e a morte, Yue Fei exemplificou o ideal de lealdade de Confúcio (Xiao Shun). Poucas coisas atraem mais a paixão do coração chinês que a lealdade. Confúcio classificou-a como raiz de todo ato de benevolência. Isto também é tema central do Budismo chinês e figura proeminente no código de guerra japonês Bushido. Em muitos contos folclóricos de “Lealdade” crianças vão ao absurdo, de proporções grotescas para honrar seus pais. Para os individualistas ocidentais, total obediência apesar das conseqüências, se mostra detestável. Ao invés da desonra aos seus superiores, Yue Fei escolheu martírio. Em geral é a maldição dos heróis do Kung Fu. Para Yue Fei, uma morte agonizante nas mãos de seus inimigos foi o caminho de voar para sempre com as Águias. General Yue Fei (Ngok Fei)

2.2 - As Variações do Estilo Garra de Águia O estilo Garra de Águia, desde a sua origem vem sofrendo evoluções e variações nas diferentes escolas e linhagens. Lily Lau nota que “existem muitos estilos e técnicas de Garra de Águia”, “porém só posso falar sobre a minha linhagem desde que estou familiarizada com os outros”. “Ela pode ser traçada de volta a China na cidade natal em que foi fundada, na província de Huibei. Mesmo agora, meus colegas de treino estão ensinando o mesmo estilo vindo daquela vila. Ultimamente, muitas escolas de “estilos de Águia” surgem como Wushu moderno de Garra de Águia e o Garra de Águia do Templo Shaolin. O Garra de Shaolin pode ser traçado de volta ao fundador do Fanzi Quan, o Monge Lai Chung. Ele escreveu um texto secreto sobre o estilo Garra de Águia Fanzi Quan, então consequentemente, o Shaolin teve realmente um sistema de Garra de Águia, quase igual ao meu. Agora, contudo, as formas estão encurtadas ou incompletas, isso pode ter acontecido por causa da revolução Cultural ou outros desastres que aconteceram no Templo de Shaolin. A respeito do Garra de Águia de Wushu moderno, apenas demonstra o formato dos movimentos Garra de Águia, porém não há nenhuma técnica de combate utilizável nesse estilo. Se adotasse as técnicas tradicionais de combate unindo as formas, seria perfeito. “Também ouvi falar sobre alguns sistemas de Garra de Águia no sul no território novo de Kowloon, porém quando assisti a demonstração notei que a maioria das técnicas são do Hung Gar e muito poucas do Chin-Nan Garra de Águia”. A importância dessas observações do Garra de Águia propõe questões interessantes para os historiadores do Kung Fu, e deixa o tópico desenvolvido para outros estudos.

GRÃO MESTRE LAU FAT MANG


Lau Fat Mang era sobrinho de sangue de Lau Kai Man e começou a treinar desde criança com seu tio, chegando a Xangai, logo foi ao escritório central da Associação Chin Woo para ser professor.

Em 1924 foi à aberta uma sede da Chin Woo em Hong Kong, então a Matriz de Xangai precisou enviar um Mestre para ensinar nessa nova sede de Hong Kong, Chan Tsi Cheng foi o escolhido, consequentemente, Lau Fat Mang tornou-se professor chefe na Associação Chin Woo onde ele treinou muitos alunos famosos. Após dois anos a Associação Chin Woo abriu outra filial em Fut Shan (sul da China ) então Lau Fat Mang foi enviado para esta nova sede.

Em 1929, Chan Tsi Cheng deixou Hong Kong e retornou para o Norte da China, então a Chin Woo de Hong Kong ficou sem um Mestre de Garra de Águia.

Esta situação levou Lau Fat Mang para Hong Kong e assumir a posição de Professor desta sede no lugar de Chan Tsi Cheng. Chegando a Hong Kong, Lau Fat Mang atraiu muitos alunos, entre eles estavam Ng Wai Nung (Mestre de Shum Leung), Lee Zhau Mang e Lee Waig Hong.

Lau Fat Mang levava muito a sério seu trabalho e pacientemente trabalhou individualmente com seus alunos. Naquela época existiam três mestres muito famosos do Norte que ensinavam em Hong Kong: Kan Tak Hoi (técnicas de Macaco), Yip Yue Ting (estilo Lohan ) e Lau Fat Mang (Garra de Águia).

Por esses três mestres serem da mesma aldeia de Huibei e serem muito habilidosos nos seus estilos de Kung Fu, a comunidade do Kung Fu os chamavam de “Os Três Heróis de Huibei”. Eles eram muito bons amigos, e estavam sempre juntos. Em 1931, Lau Fat Mang foi convidado a chefiar a Associação Jung Na Wushu e lá ensinou por um pouco mais de um ano.

Lau Fat Mang recebeu um convite em 1933 para ser Instrutor Chefe do Exército Guan Dung.

Ele aceitou o convite e não muito tempo depois deixou de ensinar para os militares e retornou para Hong Kong. Fundou a “ESCOLA DE GARRA DE ÁGUIA LAU FAT MANG”. Logo após a inauguração de sua escola, os japoneses invadiram a China. Embora tivesse muitos alunos e sendo um grande patriota, ele decidiu fechar sua escola e lutar pelo seu País. Foi criador do 19º Regimento Armado “DAI DO” (Grande Facão ) e lutou na linha de frente até o Japão de render, após a guerra mudou-se para Guan Chou.

Lau Fat Mang mudou-se com sua família para Hong Kong em 1949, ele continuou ensinando e divulgando o Kung Fu Garra de Águia. Nessa época a União dos Restaurantes Kowlong de Hong Kong o convidou para representar o estilo de Kung Fu do Norte.

Em 1954, Lau Fat Mang, Lee Jen Chen e Dong Ying Kit, foram convidados para arbitrar a primeira competição de Lei Tai em Hong Kong, onde um mestre de Garça Branca chamado Chan Hut Fu desafiou um Mestre de Tai Chi chamado Ng Boong Yee, este foi o grande evento, muitos artistas famosos e a alta classe foram assistir.

Durante o evento, Lau Fat Mang e Dong Ying Kit foram convidados para fazer uma demonstração de luta que foi mais emocionante que a luta da competição, pois estes dois mestres eram muito famosos. O dinheiro arrecadado com o evento foi doado para uma instituição de caridade.

Quando Lau Fat Mang retornou, contraiu uma pneumonia e ficou muito doente, tendo que ir para Chen Chao, uma Ilha de Hong Kong. Por mais de dois meses ele permaneceu na cama até se recuperar.

Seu médico recomendou que ele evitasse trabalho pesado e stress, então decidiu permanecer em casa e ensinar seus filhos o estilo Garra de Águia. Também durante essa época, escreveu o livro “Shaolin Eagle Claw Fan Tsi Kung Fu” (Kung Fu Shaolin Garra de Águia Acrobático) e as 108 Técnicas de Chin-Na.

Lau Fat Mang concluiu somente a metade das 108 Técnicas de Chin-Na, sua filha mais velha Lily Lau, hoje Grã Mestra, e seu irmão Francis Lau terminaram o livro mostrando as técnicas em fotos deles mesmos.

Após alguns anos de repouso, quando Lau Fat Mang sentiu que estava totalmente recuperado, finalmente retornou a para Hong Kong ainda determinado em divulgar todo seu conhecimento em Kung Fu Garra de Águia. Então reativou sua escola em na cidade de Kowloon Mong Kok, onde teve um grande número de alunos.

Em 17 de março de 1964, Mestre Lau Fat Mang terminou sua jornada na Terra com 62 anos de idade.

Sua jornada iniciou em Xangai e viajou para o sul quando com apenas 22 anos de idade, ele transmitiu e divulgou o estilo Garra de Águia por quase toda sua vida.

Embora fosse sobrinho de Chan Tsi Cheng, que foi um Mestre muito famoso, Mestre Lau Fat Mang causou um grande impacto devido ao seu esforço e tempo empregado no ensino, desenvolvimento e divulgação de tudo que aprendeu com o estilo Garra de Águia.

Não há duvidas que ele fosse o Grão Mestre do sul, por divulgar o sistema de Kung Fu Garra de Águia fora de sua área de origem, o norte da China.

Ninguém jamais conseguiu fazer tão bem sua forma favorita “Joit Lok Tong” (Forma do Bêbado de Garra de Águia) como ele fazia.

Grão Mestre Lau Fat Mang

Grã Mestra Lily Lau

劉莉莉

Após a morte do Grão Mestre Lau Fat Mang, sua filha mais velha, Lily Lau herdou seu lugar e tornou-se a 8ª geração de Grão Mestre do Estilo Garra de Águia.

Por ser indicada a continuar o sonho de seu pai, com apenas 17 anos de idade, continuou ensinando e divulgando o Kung Fu Garra de Águia durante 37 anos.

A Grã Mestra Lily Lau atualmente tem escolas por todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, Porto Rico, Brasil, Inglaterra, Hong Kong, Egito, Grécia e China. Mestra Lily Lau viaja frequentemente para essas escolas onde atualmente apresenta seminários e workshops.

Sem reclamar ou se cansar de ensinar, Grã Mestra Lily Lau, procura se dedicar ao máximo e não se preocupa com o que recebe em troca do seu esforço.

Mestra Lily Lau é diligente em seu trabalho e esta focada na sua última meta, divulgar o Kung Fu Garra de Águia o máximo que ela puder e um dia gostaria de ver todas as Artes Marciais unidas.

Não por sua escolha, mas pelas circunstancias e obrigações culturais, uma vez que o Kung Fu é parte integral da cultura chinesa, Grã Mestra Lily Lau não desapontou a comunidade do Kung Fu e sua família. Determinada a continuar o sonho de seu pai através de um trabalho duro e persistente, é a única mulher a cuidar de um sistema de Kung Fu e ensinar abertamente como Mestra.

Grã Mestra Lily Lau

3.1 – Sobre a Mestra Lily Lau

Absoluta e majestosa, a Águia plaina tranquila sobre as nuvens. Intrépida na batalha, a Águia não teme inimigos. O que é necessário ser para reinar como soberana sobre essas nobres criaturas? Para ser a imperatriz das Águias?

Talvez a Grã Mestra Lily Lau, líder do estilo Garra de Águia, não saiba a resposta. Como uma monarca, aceitou o chamado ao trono de uma linhagem de sangue que não poderia ser negado, um dever que foi aceito com honra.

“Minhas circunstâncias foram tais que, meu pai morreu repentinamente, não houve sinal de nenhuma doença”, diz Grã Mestra Lily Lau através do seu interprete Felix Chu. “Eu era a única criança mais madura da família e minha mãe já estava morta, então eu não tive escolha além de assumir minha posição”.

Embora isso fosse considerado “raro, altamente raro”, para uma mulher – e particularmente uma jovem, ela tinha 17 anos e estava assumido um estilo de Kung Fu tradicional. Grã Mestra Lily Lau demonstrou grande coragem para provar a si mesma e dentro da cultura tradicional chinesa ainda se perguntavam se ela sentia-se confiante para a tarefa, ela respondeu em uma voz forte e decidida, a voz de uma líder: “sim estou”.

Embora a jovem Lau quisesse ser uma poetiza, uma arte que sua agitada agenda permitiria a ela ocasionalmente exercer hoje em dia, ela assumiu sua responsabilidade com vivacidade e continuava sentindo que isso foi à coisa certa a fazer. “Eu não me arrependo dessa decisão, agora que estou há 30 anos, isso esta em meu sangue”.

Todavia, a linhagem será passada para a próxima geração com menos drama. Questionada se ela exigiria que seus 2 filhos, um com 22 e outro com 24 anos de idade, aos que assumissem o estilo, sua resposta foi “não, gostaria de vê-los participando do estilo Garra de Águia, porém não necessariamente assumindo os negócios”. Outro fator é dedicado a parceria com a irmã da Grã Mestra Lau, Mestra Gini Lau, que ensina Garra de Águia, em Vallejo, Califórnia.

Parece, portanto, que o Garra de Águia permanecerá com o processo hereditário e certamente será capaz de questionar seu sucesso.

3.2 – Mudanças Políticas em Hong Kong

Com a mudança de Hong Kong do Império Britânico para a Republica Popular da China em 1997, muitas classes chinesas ficaram preocupados sobre os efeitos da mudança para um governo comunista do sistema capitalista que já era imposto em Hong Kong.

Embora a Grã Mestra Lau tenha deixado recentemente Hong Kong, agora lá não existem mais escolas de Garra de Águia e muitas outras fecharam suas portas, ela explica que com essa mudança resultou mais ainda o desejo de se juntar aos seus filhos nos Estados Unidos, que emigraram para estudos universitários.

Se a Grã Mestra Lily Lau sentisse que o governo Chinês tivesse algo para preservar e proteger o Garra de Águia em Hong Kong “não haveria nenhum problema em ficar lá” diz, “porque o sistema Garra de Águia faz parte da cultura chinesa, eu sou otimista e não mudarei as formas ou qualquer coisa dentro do estilo”.

Diferente de alguém que objetiva a regulamentação do Wushu pelo governo Chinês em todo território da China, Grã Mestra Lily Lau, que tem retornado muitas vezes ao ano a China, afirma que “embora o Wushu tenha sido regularizado pelo governo chinês, é uma coisa nova. Nas décadas de 50 e 60, durante a revolução cultural, havia muita repressão aos estudantes, Mestres e as artes marciais tradicionais como o Kung Fu Garra de Águia. Mas na verdade muitas dessas técnicas e estilos tradicionais têm sido perdidos ao longo dos anos de guerra e da própria revolução.

Então eles precisariam ter alguns desses estilos tradicionais intactos. Como a Grã Mestra Lily Lau é uma das únicas que dominam o estilo completo, existem muitas vantagens para o governo chinês em preservar o que deixaram do estilo original. “A maioria dos irmãos e irmãs ou tios que praticam Garra de Águia na china passaram o estilo adiante” diz Grã Mestra Lau.

Esse assunto segue um lado mais delicado: a escolha de um sucessor pela Grã Mestra Lily Lau – é um tanto delicado para ambas as partes porque certamente alguém almejaria isto por vários anos, e porque colocar a Mestra na posição de avaliar seus alunos para sucessão. É claro que a Grã Mestra trata ambas as questões com carinho. “Quando eu assumi o lugar de meu pai, lembra, era um modo de sobrevivência. De fazer dinheiro. Agora após todos esses anos, isso tudo interessa, e essa é a razão pela qual eu estou trabalhando muito duro nos Estado Unidos para continuar com essa esplêndida tradição. Existem tantos estudantes que eu estou treinando agora, confiantemente que irão levar isso adiante”.

Na intenção de passar o máximo possível do estilo Garra de Águia, a Grã Mestra é generosa com seu conhecimento, comentando, “eu não escondo nada, eu compartilho tudo”.

Esperançosa que haverá alguns poucos alunos talentosos que irão pegar as técnicas e levar o estilo adiante. Ciente da disputa criada e sem desfigurar a honra do sistema após a morte da Grã Mestra seria uma surpresa se um único estudante fosse chamado para continuar o estilo. Enquanto comentam que sua irmã, Mestra Gini Lau assumiria o estilo caso necessário, Grã Mestra Lau explica diplomaticamente que entre seus alunos, “na verdade todos tem chances, eu não tenho uma pessoa em particular no momento. Além disso, meu tempo aqui nos Estados Unidos não é tão longo. Essa pessoa em particular pode aparecer em qualquer momento ou nunca se mostrar. Eu quero deixar claro que essa pessoa não seria apenas para carregar as técnicas, mas também precisaria ter um bom caráter, ética, essa seria a minha condição para que eu escolha essa pessoa”.

Outro aspecto do estilo Garra de Águia que irá permanecer será a herança de suas escolas. Entrevistada antes de 1996 USA WKF National and International Invitational Tournament, programando para 23 e 24 de Novembro de 1996 em São Francisco, Grã Mestra Lau mostrou empolgação em realizar seu sonho de reunir todas as escolas do Garra de Águia, reunindo centenas de seus estudantes dos diversos países como: Inglaterra, Itália, Austrália, Egito, Brasil, Grécia, Hong Kong, China, Singapura, Taiwan, Porto Rico, Estados Unidos além de milhares de pessoas que estarão participando do torneio. Reunir todos esses estudantes é a esperança da Grã Mestra Lau em abrir o Quartel General Mundial do Garra de Águia. “Minha meta, é espalhar o estilo para mais lugares do mundo”, afirma. “Eu espero doar meu tempo de vida para ensinar aos meu alunos cada técnica do estilo Garra de Águia que aprendi com meu falecido pai”.

3.3 – Filmando e Lutando

Essa foi à dedicação que fez com que ela abandonasse sem egoísmo uma notável carreira cinematográfica em favor de atender as exigências do estilo Garra de Águia.

“Minhas duas carreiras eram importantes ao mesmo tempo, porém, com perspectivas diferentes”, ela diz. Eu e meu pai éramos muito colados enquanto ele era vivo, é onde as artes marciais entram.

“De um ponto de vista egoísta, fazer filmes era um jeito de, por um tempo, ganhar dinheiro, porém para prestar um tributo ao meu pai, ensinar e divulgar o Kung Fu Garra de Águia foi o caminho a seguir. Por isso que escolhi o Kung Fu ao invés da carreira de cinema”. Questionada se os filmes de Kung Fu deveriam seguir as artes marciais apenas para promover entretenimento, Grã Mestra Lau explicou que, “há muito tempo atrás, quando o Kung Fu foi sendo mostrado em filmes, as técnicas eram reais e verdadeiras, ou seja, o conteúdo não era falso. Depois disso, produtores acharam que exagerando nos filmes isso traria mais dinheiro, porque se fossem colocadas cenas reais nos filmes não seria muito atrativo, não seria tão bonito, então eles começaram a usar técnicas de estilos falsos para dramatizar.

Alguém que conhece Kung Fu pode dizer se as técnicas são reais ou não, então isso ajuda a trazer uma boa imagem para o Kung Fu real. Essa dramatização só trás entretenimento.

Perguntada, se os novos alunos aparecem com uma falsa expectativa pelo que viram nos filmes, Grã Mestra diz que não. “Mesmo com o exagero dos filmes, eles sabem que é irreal. A maioria dos alunos que vem para minha escola querem aprender técnicas de defesa pessoal. As técnicas de garras, Chin-Na, que são reais. Você não precisa pular 15 metros para atacar ou esquivar, basta você aplicar uma Chin-Na e você poderá vencer uma luta facilmente”.

3.4 – Biografia

  • 1964 – Instrutora Chefe da Academia Garra de Águia de Lau Fat Mang em Hong Kong
  • 1966 – Instrutora Chefe da União de Mestres de Hong Kong
  • 1968 – Começou sua carreira como atriz em filmes em Hong Kong
  • 1971 – Presidente da Academia de Arte Dramática Lily Lau
  • 1984 – Instrutora Chefe da Academia Garra de Águia Lily Lau em Hong Kong
  • 1985 – Instrutora Chefe da União dos Estudantes da Universidade de Hong Kong
  • 1986 – Vice Diretoria da Associação de Artes Marciais Chinesa de Hong Kong
  • 1987 – Membro do Comitê da Associação Executiva das Escolas Chin Woo de Hong Kong
  • 1993 – Vice-Presidente da Federação de Kung Fu Wushu dos Estados Unidos (FKFWEUA)
  • 1994 – Abriu sua primeira escola de Kung Fu em São Francisco, Califórnia
  • 1995 – Membro do Conselho Consultivo do Presidente da Federação de Kung Fu Wushu dos Estados Unidos
  • 1995 – Estabeleceu a Federação de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau Internacional
  • 1996 – Membro do Comitê Executivo da FKFWEUA
  • 1996 – Organizadora e Presidente do Torneio Nacional e Internacional da FKFWEUA
  • 1998 – Organizadora e Presidente da 1ª Copa Internacional de Kung Fu Garra de Águia e Exibição de Mestres
  • 1998 – Conselheira da Federação de Koushu Chinês dos Estados Unidos
  • 1999 – Organizadora e Presidente do 15º Torneio Atlético Americano de "Bay Area"
  • 2000 – Vice-Presidente da Federação Nacional Americana de Arte Marcial Tradicional Chinesa (FNAMTC)
  • 2001 – Vice-Presidente da Federação União Kung Fu Norte Americana (UKFNA)
  • 2001 – Inaugurou a Matriz na América Latina da Federação Internacional de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau em Porto Rico
  • 2001 - Organizadora e Presidente com a Matriz da Costa Oeste da Federação Koushu Chinês, o Campeonato US Open Kuoshu / Artes Marciais e 2ª Copa Garra de Águia Internacional sancionada pela Federação de Kuoshu Chinês dos Estados Unidos
  • 2001 – Organizadora da 3ª Copa internacional de Kung Fu Garra de Águia em Chicago
  • 2003 – Inaugurou sua segunda escola de Kung Fu Milbare, California
  • 2004 – Fundadora e Vice-Presidente da federação de Kung Fu Wushu Tradicional dos Estados Unidos
  • 2007 – Organizada do 2º Torneio Internacional Tradicional de Kung Fu Wushu e Exposições de Mestres e da 4ª Copa Internacional Garra de Águia Kung Fu, Oakland, CA
  • 2009 – Presidente Eleita da Federação de Wushu Tradicional dos Estados Unidos

Professores sendo reconhecido pela Grã Mestra Lily Lau

CAMPEONATO BRASILEIRO

Seminario com a Grã Mestra Lily Lau

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COMPROMETIMENTO DO KUNG FU

Assim como nas demais artes marciais, o Kung Fu também possui o seu juramento, que deve ser conhecido, decorado e respeitado por todos os praticantes desta modalidade esportiva.

São nove itens, a saber:

1ºEu me comprometo a treinar o corpo e o espírito para a paz;

2º Eu me comprometo a reverenciar os nossos ancestrais e a respeitar os mestres, professores e colegas;

3º Eu me comprometo a não ser falso e a seguir o caminho da verdade;

4º Eu me comprometo a persistir no aperfeiçoamento físico, mental e espiritual;

5º Eu me comprometo a ser paciente e humilde, galgando um a um os degraus do conhecimento;

6º Eu me comprometo a contribuir para que nesse meio não ofereça abrigo aos maus intencionados;

7º Eu me comprometo a respeitar as demais filosofia e artes marciais;

8º Eu me comprometo a zelar pelo o respeito devido ao Kung Fu;

9º Eu me comprometo a ser o exemplo vivo da filosofia e éticas dos mestres;

Você já leu os livros do Lobsang Rampa??

  • A Caverna dos Antigos
  • A Chama Sagrada
  • A Décima Terceira Vela
  • A Fé que Me Guia
  • A Sabedoria dos Lamas
  • A Terceira Visão de Lobsang Rampa
  • Alem do 1º Decimo
  • Capítulos da Vida
  • Entre os Monges do Tibete
  • Foi Assim!
  • Livro dos Mortos Tibetano
  • Luz de Vela
  • Minha Vida com o Lama
  • O Comflito
  • O Eremita
  • O Livro de São Sipriano
  • O Manto Amarelo
  • O Médico de Lhasa
  • O Sabio do Tibete
  • Sol Poente
  • Três Vidas
  • Você e a Eternidade

Informativo

ESCOLA ARTE NOBRE DE KUNG FU FAT YEE.

MESTRE: FRANCISCO NOBRE FAIXA PRETA 7º DUEN DE KUNG FU GARRA DE ÁGUIA.

CAMPEÃO MUNDIAL DE KUNG FU EM HONG KONG 2011, DUAS MEDALHA DE OURO E UM TROFÉU

CAMPEÃO 2013 EM QINGDAO, 4 MEDALHAS.

CAMPEÃO 2016 SÃO FRANCISCO, 2 TROFÉU.

CAMPEÃO 2016 TEXAS. 6 MEDALHAS.

TELEFONE 3661-8769 OU 96079-0794.

CAMPEÃO 2018 ATENA GRÉCIA, 3 MEDALHAS 1 TROFÉU DE CAMPEÃO.

EMAIL: escolaartenobre@gmail.com ou kungfuiengjiao@bol.com.br

Aulas de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau

de segunda, quarta e sexta das 9:00 até as 22:00. Sábado das 9:30 as 20:00

Aulas de Sandá (Boxe Chinês) terça, quinta e Sábado das 9:00 as 21:30.

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